Carrinho

Quase dois anos após morte de Marquinhos Batata, Ameciclo realiza manutenção de bicicleta branca em sua homenagem

12/dez/2023  |  Sargento Perifa

Por Martihene Oliveira

No último domingo (27), a Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas no Recife realizou a manutenção da bicicleta branca de Marquinhos Batata, ciclista atropelado no natal de 2020 por um sargento temporário do Exército que dirigia embriagado. O ato ocorreu no cruzamento da Av. Uriel de Holanda com a Rua Eládio Camboim, em Linha do Tiro, local onde o crime ocorreu.

Para Gustavo Barros, um dos coordenadores da Ameciclo, a ação visa manter as bikes e a homenagem às vítimas. “Essa ação de manutenção das bicicletas brancas (ou ghost bikes) é inédita. Foi ideia de uma associada nossa, Thuanne Teixeira, que estava num ônibus e passou por uma das bikes que estava bem enferrujada. Isso foi um pouco antes do dia 20, que é o dia oficial de Memória às Vítimas do Trânsito. Thuanne passou a ideia no FAL, que é o Fundo de Ações Livres da Ameciclo, uma grana reservada para financiar projetos e ações de estímulo ao uso da bike por outras mãos além da Ameciclo”, finalizou.

A morte de Marcos Alves da Silva, na época com 32 anos, interrompeu o natal de seus pais Eunice e Amaro Alves, que enterraram seu filho único, atropelado com sua bicicleta de carga enquanto se dirigia ao trabalho para fazer entrega de pães por volta das 5h.

Sempre que um ciclista morre no trânsito, a Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife, instala uma bicicleta branca no local como sinal de protesto pela vítima.

No último domingo, visitaram quatro locais para o mesmo procedimento, encerrando com a bike do morador do Córrego do Sargento que no dia do acidente ainda chegou a ser socorrido mas não resistiu.

Segundo a família, o caso ainda está em fase de julgamento.

Escrito por:

Sargento Perifa

sargento.perifa@gmail.com

Os sargentinos, como gostam de ser chamados, são pessoas que possuem laços fortes de identidade entre si. Orgulhosos do lugar onde moram, sempre estão criando iniciativas para a melhoria de todos.