Carrinho

Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, se reúne com comunicadoras populares da RMR

25/fev/2024  |  Gilberto Luiz da Silva

Por Jeniffer Oliveira


Na última sexta-feira (23), a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve com mulheres representantes de coletivos de comunicação popular que fazem parte do Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco. O encontro, mediado pela jornalista Martihene Oliveira, aconteceu na Livroteca Brincante do Pina, na comunidade do Bode, zona sul do Recife, e rendeu diversos relatos sobre a atuação dos coletivos. 

 

Segundo a ministra, este momento é importante para “saber quais são as formas que têm de resistência das mulheres nesses anos que estão colocados com a nova forma de organização. Qual é a nova forma de comunicação das mulheres para chegar a maioria da população brasileira?”

 

O encontro proporcionou que essas mulheres, sobretudo periféricas, falassem não só de sua atuação dentro da comunicação popular, mas das necessidades e desafios enfrentados dentro dos seus territórios. Um dos assuntos tocantes foi a violência de gênero e os desafios de mães solo que atuam em múltiplas jornadas.

Moradia também foi um tema tocante para as participantes, os moradores da comunidade do Bode sofrem atualmente com a incerteza da permanência em suas casas, por causa da desapropriação que vem sendo feita pela prefeitura do Recife para a implementação do projeto de urbanização Rio Pina. 

 

Por outro lado, também estiveram presentes integrantes de coletivos do Ibura que sofrem com as marcas da tragédia anunciada de 2022, quando houve o maior número de mortos em decorrência de deslizamentos causados pelas chuvas. Até o momento, as áreas do Ibura que fazem parte de Jaboatão dos Guararapes não tiveram políticas públicas efetivas.

Outras temáticas como segurança pública, saúde e a falta de políticas públicas efetivas para a manutenção da vida digna dentro das favelas também foram abordadas. A ministra esteve acompanhada da secretária estadual da mulher, Mariana Melo e da secretária executiva da mulher, Juliana Gouveia. A ministra encerrou o encontro com o compromisso de sistematizar todas as informações e voltar com estratégias para as mulheres destes territórios. 

Escrito por:

Gilberto Luiz da Silva

gilbertoluiz426@gmail.com

 @giill_ls