Carrinho

Membro do Cheios de Direito é homenageado pela Câmara Municipal do Recife

12/dez/2023  |  Sargento Perifa

O integrante do projeto Cheios de Direito esteve entre os 22 jovens que receberam as honrarias na quinta edição da Semana Municipal da Juventude do Recife.

Silvio Romero

Nesta quinta-feira (24), o advogado Herbert Wallan Gomes da Costa foi homenageado em solenidade na Câmara Municipal do Recife. O integrante do projeto Cheios de Direito esteve entre os 22 jovens que receberam as honrarias na quinta edição da Semana Municipal da Juventude, que destaca e condecora as lideranças juvenis com trabalhos de relevância social.

Advogado criminalista e pós-graduando em criminologia e direito penal, Herbert Costa sempre foi engajado com o ativismo político-social, mesmo antes de fazer parte do Coletivo Sargento Perifa. “Vivo aí pela militância, sempre fui envolvido com questões sociais, não fazia parte de um coletivo, mas sempre estava atuando em protestos”. Ele, que passou grande parte da infância e adolescência na comunidade Maranguape II, reitera a importância de programas governamentais e projetos sociais voltados para a educação. “A minha faculdade, fiz pelo ProUni, por ações afirmativas do estado. Ao longo da minha caminhada, fiz parte de projetos sociais, usufruindo deles, como vestibular cidadão e outros que ajudaram na minha educação. Se eu consegui me formar, foi pela iniciativa de muita gente dando aula de graça e tudo mais”.

Fonte: Herbert Wallan

Cofundador do projeto Cheios de Direito, do Coletivo Sargento Perifa, ele explica que o projeto possui, como um dos objetivos, dar assistência jurídica à população de comunidades. Ele reforça que um dos aspectos mais importantes é trazer a informação para pessoas que são, muitas vezes, marginalizadas e negligenciadas pelo estado e por outras alas da sociedade. “É fazer com que entendam e tenham conhecimentos dos seus direitos; é explicar como podem buscar ajuda para auxílio jurídico, para uma representação pela defensoria pública, tudo isso”. Ele também afirma que projetos como este podem contribuir também para mudar a imagem da comunidade que é passada pelas mídias de massa tradicionais. “O nosso intuito é esse, aproximar o direito, uma abordagem humana, empática. É fazer com que a gente pare de aparecer nos jornais só por questões de violência, mas por ações afirmativas e a gente fazendo a diferença”.

Apesar de não morar no bairro da Linha do Tiro, área núcleo do Perifa, ele vivenciou e conhece a realidade típica das comunidades. Herbert afirma que o evento na Câmara Municipal é uma conquista não apenas dele, mas do Coletivo como um todo. “Eu vejo que isso é uma conquista nossa, é uma conquista de todo o Coletivo Sargento Perifa, e não só minha”

Escrito por:

Sargento Perifa

sargento.perifa@gmail.com

Os sargentinos, como gostam de ser chamados, são pessoas que possuem laços fortes de identidade entre si. Orgulhosos do lugar onde moram, sempre estão criando iniciativas para a melhoria de todos.