Carrinho

Inovador, Inspirador e Independente coletivo Sargento Perifa participa do 3i no Rio de Janeiro

O Festival de jornalismo inovador, inspirador e independente, o 3i, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O evento contou com mais de 80 palestrantes do Brasil e do mundo. No dia 13 de junho, a jornalista Martihene Oliveira, idealizadora do coletivo Sargento Perifa, participou da mesa “Mulheres lideranças periféricas reinventando o Novo Jornalismo” na companhia de Gabrielle Guido, do coletivo Entre Becos (Salvador – BA) e Ana Muza, do PPG Informativo (Rio de Janeiro), em uma conversa mediada por Aline Rodrigues, do Periferia em Movimento (São Paulo).

Martihene Oliveira (Créditos: Festival 3i)

Com o tema “Informar para transformar”, Martihene falou sobre a história do Sargento Perifa, território e família. A Rede de Mulheres e Meninas Negras do Perifa também foi destaque na sua apresentação. “O coletivo é feito a mais de 70 mãos mas costumamos dizer que o Perifa é uma comunidade inteira. Pessoas com diploma ou sem ele são responsáveis pela construção da comunicação popular no território. Possuímos desde o advogado, a jornalista, a enfermeira ao pedreiro e a empregada doméstica comunicando”, afirmou.

Martihene ainda falou sobre a ausência de políticas públicas feitas com e para a comunidade, tendo em vista que o Córrego do Sargento possui apenas duas instituições: uma igreja evangélica e a sede do Sargento Perifa. 

O Festival 3i , em sua 5ª edição, é o maior evento de jornalismo independente realizado no Brasil. O evento é realizado pela Ajor – Associação de Jornalismo Digital em parceria com veículos de comunicação de todo o país.

Ana Muza, Aline Rodrigues, Martihene Oliveira e Gabrielle Guido
(Crédito: PPG Informativo)